Labyrinx
LABYRINX é um jogo de tabuleiro para 2 a 6 jogadores, que controlam um personagem com poderes e habilidades únicas, e se aventuram dentro de um labirinto com características místicas.
Seu objetivo é ser o primeiro a conseguir cinco tesouros e para tanto, terá de enfrentar monstros, escapar de armadilhas e destrancar baús. Mas cuidado! O tirano que criou este lugar para guardar sua fortuna não poupou esforços, fazendo dele um labirinto imbuído de magia, onde os caminhos estão em constante mutação.
Venha desafiar o LABYRINX se tiver coragem!
Labyrinx é um jogo de exploração e acúmulo de tesouros. Os jogadores controlam diferentes personagens com habilidades exclusivas e devem usá-las para juntar as recompensas escondidas antes dos demais.
O Labirinto é composto de cartas voltadas para baixo e os jogadores jogam cartas expandindo o labirinto de forma diferente a cada jogo. Além disso, as cartas só serão reveladas quando exploradas, podendo ser giradas, o que faz com que o labirinto se altere no decorrer do jogo. Cartas com corredores vazios, sem personagens, são ocultadas no final no turno, limitando a visão que os jogadores têm do labirinto. Isso faz com que a capacidade planejamento, adaptação e memória sejam habilidades com grande potencial tático.
Os jogadores devem gerenciar as cartas na mão, pois adicionadas ao labirinto possibilitam um controle sobre o que será encontrado pelos personagens, e na mão são um importante recurso para vencer os desafios e conquistar tesouros.
Seu objetivo no jogo é ser o primeiro a obter cinco tesouros. Eles podem ser conseguidos enfrentando os desafios que são encontrados no Labyrinx.
Ao se mover para um espaço com um desafio que ainda não foi resolvido, o jogador realizará uma tentativa de resolvê-lo. Para isso, ele precisa rolar um dado para determinar a dificuldade e, em seguida, igualar ou superar essa dificuldade utilizando os ícones correspondentes em sua carta de personagem e descartando cartas de sua mão. Em caso de sucesso o Personagem ganha um tesouro. Se falhar, ele perde um tesouro (se tiver) e cada tipo de desafio possui uma penalidade adicional.
Estrutura do Turno:
Em cada rodada, cada jogador irá jogar uma vez e deverá realizar, em sequência, as três fases que compõem o turno:
1) O Labirinto se expande: Uma carta do topo da pilha de compras deve ser posicionada em um espaço vazio, adjacente ao labirinto, sem que o jogador a revele ou saiba o conteúdo da carta.
2) Ações: Essa é a fase principal do turno, onde o jogador pode fazer três ações como se mover pelo labirinto, revelando o conteúdo de cartas voltadas para baixo e tentando enfrentar os desafios. As ações são descritas em detalhes abaixo.
3) Retorno da Névoa: Feche as cartas abertas. Cartas vazias, ou com desafios não resolvidos são viradas para baixo nessa fase, indicando que os personagens não podem ver mais o que acontece no espaço. Se algum jogador retornar a esse espaço, a carta pode ser posicionada com uma orientação diferente, modificando as passagens em Labyrinx.
As ações que um personagem pode realizar são:
Espiar - O Jogador pode espiar uma carta adjacente à carta onde se encontra seu Personagem, sem que ninguém mais a veja e
depois devolvê-la para a mesma posição, com a face do caminho voltada para baixo.
Mover (Abrir Portas) - O Jogador move seu Personagem da carta onde se encontra para uma carta adjacente com um caminho válido. Vire a carta adjacente para cima e coloque-a na posição que se ligue de alguma forma com o caminho da carta de onde veio. Se existir uma porta, o Jogador terá que usar a ação extra para seguir na direção. Se encontrar algum desafio não resolvido, ele deve tentar resolve-lo.
Jogar carta - O Jogador pode colocar uma das suas cartas da mão na mesa com a face vermelha para cima e adjacente
ao Salão Vazio ou à uma carta que esteja na mesa formando o labirinto.
Acionar Poder - Personagens com poder especial ativo podem gastar uma ação para utilizá-lo.
Empurrar - Caso o Personagem do Jogador esteja na mesma área que um Personagem Oponente, ele pode empurrá-lo para uma direção válida
adjacente.
Comprar Carta - O Jogador pode comprar uma carta da Pilha de Compras, colocando-a na sua mão.
Descansar [Ação única do turno] - O Jogador não gasta nenhuma ação neste turno, exceto essa pode comprar 4 cartas, descartando as cartas excedentes de sua mão à sua escolha.
Desespero [Ação única do turno] - O Jogador não gasta nenhuma ação neste turno, exceto essa. O Jogador descarta todas as cartas de sua mão e procura na Pilha de Descartes ou na Pilha de Compras por uma
carta de encruzilhada sem desafios e troca essa carta com uma carta que esteja adjacente a ele.
Jogadores: 2 a 6
Tempo de jogo: 60 minutos
Idade: +12 anos
Mecânicas: Colocação de peças, tabuleiro modular